CDU
Terra viva, comunidade coesa, história, azeite e carvalho cerquinho.
Priorizamos o desenvolvimento de uma rede de transportes que responda aos problemas crónicos de mobilidade no concelho de Ansião. Desenvolveremos programas que se destinam a aproveitar o tempo e conhecimento dos nossos idosos, permitindo que sejam úteis e ativos na dinamização da nossa terra. Integração de associações e artistas locais em projetos com as escolas, diversificando as atividades extracurriculares em áreas de aprendizagem como teatro, música, fotografia, pintura e escultura. Criaremos equipas municipais responsáveis pelo recenseamento dos problemas dos lugares, através do contacto regular com as populações, garantindo respostas céleres e organizando as intervenções necessárias por prioridades. Uma economia local mais robusta e ligada à matriz identitária do concelho, com o rejuvenescimento das actividades agroflorestais, novas empresas instaladas na fileira florestal, valorização do olival tradicional, subida da qualidade e do preço do azeite, surgimento de novas marcas de azeite no concelho. O envolvimento da população e das empresas numa estratégia de promoção turística do concelho, que combata a actual visão fragmentada, que defina um conjunto de roteiros turísticos inter-concelhios temáticos e promova os produtos locais.
O concelho vai mesmo ganhar com a CDU!
Através de medidas excepcionais de estímulo à fixação de população, com medidas no plano fiscal, de apoio salarial, de apoio à família. Medidas que, em articulação com os municípios, implementem uma política de habitação com apoios ao arrendamento e crédito bonificado para aquisição de habitação permanente na região. Melhoria de infraestruturas essenciais como as redes de abastecimento de água, electricidade, gás natural e comunicações de qualidade nestes concelhos. Melhorar a rede de serviços públicos de qualidade nas áreas da saúde, educação, cultura e desporto, assente na lógica da proximidade, que tenha em conta a realidade geográfica e social e o estímulo à fixação de população.
A inexistência de uma rede de transportes públicos capaz de responder às necessidades de quem cá vive, trabalha, ou nos visita.
Um dia perfeito... Um roteiro pelas serras de Ansião ou vaguear por caminhos florestais. Um pic nic com o cheiro das aromáticas ou provar os pratos típicos, o queijo e o vinho. Um pôr do sol ou céu estrelado no Anjo da Guarda.
Vivi 1 ano nos Açores.