Candidato Vítor Sousa

CDU

Vítor Sousa

Apresente o concelho em 10 palavras.

Sem dúvida, cativante, pela história, monumentalidade, aventura, gastronomia e diversidade.

Se for eleito(a) quais as principais prioridades?

O problema mais urgente e necessário de resolver é a saúde, os munícipes não podem estar meses á espera de uma consulta, ou de um cuidado primário de saúde. Os eleitos da CDU já mais baixarão os braços perante este direito, consagrado na Constituição da República, é da responsabilidade do governo o seu cumprimento. Seremos a voz dos munícipes, perante o governo central, fazendo pressão para que o problema se garanta a adequada provisão de médicos, enfermeiros, recursos humanos e técnicos, nos centros de saúde, em todas as freguesias, cumprindo o desígnio constitucional. Os eleitos promoverão sempre a auscultação das populações, afim de participarem na definição das reais necessidades e anseios dos habitantes da Batalha. Algumas das necessidades já são identificadas pela CDU. A limpeza urbana será sempre de extrema importância, pôr a câmara a gerir os serviços municipais de higiene e limpeza urbana, será uma bandeira dos seus eleitos. Outra das prioridades da CDU será sempre a educação, dando todas as condições às escolhas e a todos aqueles que todos os dias servem este serviço público, e ao mesmo tempo, estar em permanente contacto com as associações de pais. A CDU nunca aceitou a transferência de competências na área da educação para as autarquias, sabíamos que esta transferência nunca seria acompanhada das verbas necessárias. Seremos fator de pressão junto do governo central para que as verbas sejam suficientes. Uma das bandeiras que a CDU levanta bem alto e com orgulho é a da cultura, e nesse sentido o contacto direto com as associações e coletividades será sempre uma prioridade. Só com o seu envolvimento se conseguirá o acesso e promoção da cultura, em todas a suas vertentes, a divulgação e defesa da cultura popular de qualidade. A defesa do nosso património, cultural, monumental, paisagístico, arqueológico, natural, em todas as suas vertentes será uma preocupação central. A manutenção da rede viária no concelho, a sua correta adequação ao transito; viário, pedonal, etc., respondendo ás diversas formas de mobilidade. Continuar a luta por garantir ligação da A1 ao IC9, reivindicada há muito, ligação segura ás principais vias rodoviárias; defesa da linha férrea do oeste, exigindo a concretização dos investimentos previstos, para que o transporte ferroviário definitivamente, sirva o desenvolvimento da região. Ainda no campo da mobilidade. uma rede de transportes públicos, que sirva os habitantes do concelho conforme as suas necessidades, e assim melhorar qualidade de vida à população, especialmente, a mais idosa, que será sem dúvida a mais necessitada destes transportes público. Colocar a câmara como promotor de construção de habitação. Utilizando o património do município, ou adquirindo e destinar essa habitação ao serviço das famílias de menores recursos.

Para quem é que não quer mesmo perder?

O voto é a expressão da vontade dos eleitores e como tal deve ser respeitado.

Se vencer sem maioria admite uma coligação?

O presidente terá sempre um papel fundamental, todavia, o executivo municipal é um órgão colegial, onde as maiorias se formam no entorno de propostas que aglutinam. Conto em cada momento em torno de projetos concretos, mobilizar os srs. vereadores para os melhores projetos.

O que não suporta no seu município?

A sua estagnação.

Descreva um dia perfeito sem sair das fronteiras concelhias...

Uma visita ao mosteiro, ao museu da Comunidade Intermunicipal, almoçar na Batalha, visitar as grutas da Moeda em S. Mamede e o espaço da Pia do Urso.

Conte-nos algo sobre si que poucas pessoas saibam...