PSD
Nazaré, do Mar Bravo a Terras Brandas, Gentes de Garra.
Educação, reabilitar o parque escolar da Nazaré e de Valado dos Frades, retirar dos contentores os alunos da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio é urgente a ampliação deste equipamento. A aposta no ensino superior e qualificação profissional entre outras valências práticas ligadas diretamente ao mar. Habitação, garantir oferta de construção a custos controlados de forma a fixar os nossos jovens no concelho, o arrendamento acessível é outras das medidas fundamentais aproveitando também as últimas medidas a serem implementadas pelo governo central. A revisão do PDM em vigor com mais de 25 anos, é outra das medidas fulcral para ajudar nas medidas anteriormente referidas, mas também para se reorganizar todo o território do concelho e preparar o mesmo para o futuro. Saúde, centros de saúde de Valado dos Frades e Famalicão que são freguesias com graves problemas no acesso das populações a saúde e onde se encontra a grande maioria de munícipes sem médico de família, na freguesia da Nazaré reforçar os médicos disponíveis á população e nestes casos ter que existir uma intervenção mais ativa do município criando incentivos a fixação dos profissionais de saúde e trabalhar de uma forma próxima das IPSS do concelho de forma a chegar mais rápido aos mais necessitados. Nas infraestruturas necessitamos de resolver rapidamente o saneamento básico no centro histórico da vila da Nazaré assim como fazer chegar o saneamento as outras freguesias do concelho onde por incrível que pareça no ano de 2025 ainda existe locais do concelho sem este tipo de infraestrutura básica. Além do mais quer o edificado municipal quer todas as infraestruturas urbanas ficaram ao abandono durante os últimos 12 anos e neste momento necessitam de intervenção. A Nazaré neste momento é uma terra suja, abandonada, escura com buracos e remendos por todos os lados, que envergonha a nossa população. Revolver o problema gravíssimo da mobilidade na sede do concelho, criando um verdadeiro plano de mobilidade que passa pela conclusão da avenida do Municipio, a criação de parques periféricos ao centro da vila e transportes gratuitos aos seus utilizadores, retirando o grosso do transito do centro. A construção das variantes no Sitio da Nazaré, Pederneira e Famalicão é fundamental para a execução de um plano de mobilidade estruturado. Devolver a qualidade de vida aos habitantes de todo o concelho é a nossa prioridade.
Não quero perder para a continuidade do que tem sido a governação do concelho da Nazaré nos últimos anos. Para egos desmedidos que têm provocado um desgaste enorme em todas as instituições do concelho. Políticos que têm usado o palco municipal para se autopromoverem. Como também não quero perder para o que demonstra ser um passo para o abismo, o desconhecido e que o retrocesso poderá ser deveras penoso para a população.
Nós, os Nazarenos temos que definir que tipo de Turismo queremos. Ninguém nos pode impor seja o que for, nos temos que ter a capacidade de decidir o que queremos. Na Nazaré o Turismo é uma das atividades principais do concelho. O turismo fez crescer a Nazaré, mas principalmente tirou muitas famílias da miséria, ajudou muitos Nazarenos a se formar e colocou Portugal nas bocas do muito, e por esta última razão temos mais que autoridade para decidirmos que caminho queremos seguir. Conciliar a atividade turística com o bem estar da população é perfeitamente possível. Um turismo de qualidade e não um turismo de massas. Reorganizar a Nazaré com planeamento eficaz de forma a podermos encaminhar quem nos visita para onde efetivamente queremos. Criar condições dignas para quem nos visita. Levar os turistas para as outras freguesias do concelho, que tem tanto por explorar.
O Município da Nazaré é uma terra única, de pessoas lutadoras, aguerridas, com sangue na guelra e com um orgulho enorme da terra que os viu nascer. Nos últimos anos a Nazaré tem sido deixada ao abandono, e o que me aflige verdadeiramente no meu município é a forma como tem sido tratado pelos nossos governantes.
Um dia perfeito no concelho da Nazaré é será sempre o dia que chegamos depois de termos estado ausentes durante alguns dias, chegar pela zona sul da Nazaré, dar de caras com o nosso imponente promontório e sentir o cheiro único do nosso mar.
Que sou uma pessoa que gosto de começar a trabalhar muito cedo, a manhã sempre foi o período do dia que tiro mais rentabilidade no trabalho e que privilegio para as grandes tomadas de decisão.